13/8 – Dia do economista!

O termo Economia vem do grego “Oikos”, que significa “Casa” e “Nomos”, que significa Lei/ Ordem. A junção dessas duas palavras, ou melhor, desses dois conceitos, fez surgir a palavra “OIKONOMIA” e depois Economia, que significava a Economia particular ou Economia da casa.

Esse conceito grego inicial é fundamental para termos a noção de que cuidar da economia é também cuidar de casa. É em casa que temos nossas primeiras noções econômicas, seja na brincadeira de casinha de criança, seja com nossas mães ao ajudá-las a fazer as compras do mês. A economia do lar é a base, se cuidamos bem da nossa economia dentro de casa, teremos esse reflexo também com o mundo externo e a sociedade. Para mim, é um orgulho muito grande ter a formação acadêmica em Economia, pois é assim, que posso fazer da extensão do meu lar, a extensão do meu trabalho visando as melhores políticas públicas para a sociedade.

Além disso, temos hoje o reconhecimento do economista como o grande educador financeiro, para ajudar as pessoas a organizarem suas vidas, a aproveitarem o máximo das oportunidades e a equalização conforme a margem de suas rendas. Além disso, estamos aqui cada vez mais para lutar pela justiça tributária e eu sei que é a minha função trazer a transparência do cálculo dos gastos públicos, da transparência do governo e não somente como parlamentar, mas também como cidadão, empreendedor e pagador de impostos, me somar nessa luta pela transparência e justiça tributária.

Parabéns a todos os economistas por exercer o importante ofício de traduzir números em planejamento estratégico e desenvolvimento econômico nos setores público e privado.

É um orgulho muito grande para mim fazer parte dessa classe. Me formei em economia lá em 1977 e, desde então, continuo me especializando e utilizando o conhecimento adquirido para desenvolver nossa empresa familiar e elaborar as políticas públicas propostas pelo nosso mandato, sempre visando o desenvolvimento econômico e social dos municípios e cidadãos catarinenses.

Por Celso Maldaner
Deputado Federal, economista e empresário.
MDB/SC

Compartilhe com amigos

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Newsletter

Newsletter

Vídeos