Agricultura – A Força que move Santa Catarina

Agricultura – A Força que move Santa Catarina

28 de Julho – Dia do Agricultor 

A agricultura é um dos setores que mais influencia o desenvolvimento do Brasil. O setor de modo muito significativo, gera renda, emprego, desenvolvimento social e produz alimentos que chegam à mesa dos brasileiros.

Segundo o Ministério da Agricultura, o setor corresponde a uma parcela entre 23% e 24% do PIB brasileiro. Somente as exportações da agricultura, somam cerca de 44,1% por 44,1% de todas as vendas ao exterior realizadas pelo Brasil.

Em Santa Catarina, a potência e amplitude deste setor não é diferente. O estado é o maior exportador de carne suína e o segundo maior de carne de frango do país, alcançando os mercados mais competitivos do mundo e vale salientar que 70% da sua produção agrícola vem das pequenas propriedades.

Além disso, os dados do Censo Agro, apontam para 364 mil pessoas envolvidas em 2,45 milhões de hectares cultivados em todo o Estado. No Oeste, uma das principais regiões produtoras de alimentos, os dados apontam a realidade de uma região que é o celeiro do Estado. Além de uma variável produção, o foco são as carnes – bovina, suína e de aves.

Em vista de toda essa trajetória altamente produtiva e da importância do setor, o deputado federal, Celso Maldaner, trabalha incansavelmente para defender o agro em suas pautas legislativas, já tendo ocupado cargos importantes na Câmara como vice-presidente da Comissão de Agricultura e também coordenador da Frente Parlamentar da Subcomissão do Leite – Subleite, além de ser membro atuante da Frente Parlamentar da Agropecuária, a maior frente do Congresso Nacional.

É autor do Projeto de Lei, transformado em Lei Ordinária que instituiu o dia do Suinocultor, comemorado no último dia 24 de julho. Para o deputado, o Brasil se consolidou como um dos maiores produtores globais dessa proteína. “Definitivamente há motivos de sobra para se orgulhar desse setor. Visto que, os trabalhadores dedicados fazem das propriedades uma verdadeira fonte de riquezas”, afirma.

Recentemente, com o reforço de Celso Maldaner, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 735/20 que, resultante da unificação de outros 26 projetos, trata da agricultura familiar neste momento de pandemia, ou seja, um abono emergencial para os agricultores familiares afetados em decorrência da Covid-19 ou também, por sua sugestão, atingidos pelos efeitos climáticos que assolaram a região sul neste primeiro semestre, sendo que a matéria seguiu para o Senado.

Além disso, o deputado comenta que a data não está isolada, mas próxima de outras duas importantes comemorações: 25 de Julho – dia do Colono e Motorista e Dia do Agricultor Familiar e 28 de Julho – dia do Agricultor.

Para contribuir ainda mais com o trabalho do homem do campo e fomentar a agricultura, além de legislar, já entregou mais de R$ 109 milhões em recursos de emendas de sua autoria angariadas junto ao MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário – extinto) e MAPA (Ministério da Agricultura) para aquisição de insumos, equipamentos agrícolas, pavimentação rural e outros.

Santa Catarina é referência nacional no setor da agricultura. O meu papel enquanto deputado é valorizar cada trabalhador e trabalhadora que no dia a dia honram o compromisso com esse setor. Todos aqueles que estão nesse meio, sintam-se sempre amparados com a nossa atuação na Câmara e fora dela”, conclui.

A valorização citada por Maldaner, também é reconhecida por quem é beneficiado com os recursos. A exemplo de Quintino Pandolfo, Presidente da Associação de Agricultores de Santiago do Sul – Agrisul, que reconhece a atuação do parlamentar.

“A gente agradece muito o Celso Maldaner, pois através de um benefício que chegou até Santiago do Sul, para às famílias de pequenos agricultores, se tornou muito mais fácil permanecer na agricultura”, salienta.

Já para o produtor rural, Valdecir Tedesco, a destinação dos recursos provenientes das lutas do deputado Maldaner precisa ser reconhecida. “Recebemos um emenda, para a nossa associação. Somos imensamente gratos por essa atenção do deputado”, comenta.

Por fim, o Presidente da AGRATER, de Formosa do Sul, Neilo Demarchi, compartilha o sentimento de gratidão que os produtores rurais têm com o deputado.

“Nós conseguimos comprar adubo e ureia para mais de 190 sócios. Esse recurso veio para fortalecer os agricultores e incentivar a permanência na agricultura”, destaca.

O Brasil é reconhecido mundialmente como um produtor confiável, o que pode ser comprovado pelos bons números. O Estado de Santa Catarina mais ainda, rico em diferentes segmentos, como frutas, carne, grãos e derivados, atua ativamente na construção de um mundo melhor, por meio da agricultura. O setor é simplesmente o que mais movimenta a economia do nosso país.

Compartilhe com amigos

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Newsletter

Newsletter

Vídeos