Maldaner pede ao FPC recursos de bancada para programa de bovinocultura de leite

O Fórum Parlamentar Catarinense se reuniu na tarde desta quarta-feira (20) para debater alguns assuntos relativos a Santa Catarina.

Por proposição do deputado Celso Maldaner, a pauta principal do encontro foi o programa de desenvolvimento sustentável da pecuária de leite que é executado pela EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina.

Com a participação da presidente da entidade, Edilene Steinwandter, que recentemente foi considerada uma das 100 mulheres mais poderosas do agro, Maldaner ressaltou a importância da entidade e da assistência técnica e extensão rural para a bovinocultura de leite, que responde por 7% do Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina e está presente em 60 mil estabelecimentos rurais do Estado.

Para o deputado, que é relator da Subcomissão Permanente do Leite da Câmara Federal e coordenador da Comissão de Agricultura Familiar da Frente Parlamentar da Agropecuária, além da relevância econômica, a bovinocultura de leite possui grande importância social, pela viabilização da pequena propriedade rural e pelo aporte de renda mensal, promovendo a permanência das famílias no campo com qualidade de vida.

O projeto, desenvolvido pela Epagri a pedido de Maldaner e apresentado hoje para os demais parlamentares, visa captar recursos de emenda da bancada, do orçamento seguinte, para viabilizar através da Assistência Técnica e Extensão Rural, soluções para os desafios enfrentados pelos produtores em produzir alimentos de qualidade ao mesmo tempo que conservam o meio ambiente.

Dentro disso, o foco principal é atender aproximadamente 3 mil produtores com a produção baseada em pastagens, considerada mundialmente como uma opção sustentável, com menores riscos econômicos ao produtor e menos dependente de insumos externos.

“O primeiro passo foi dado, agora o Fórum precisa acatar o projeto e destinar os recursos para que se concretize”, finaliza Maldaner.

Compartilhe com amigos

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Newsletter

Newsletter

Vídeos