PL de Maldaner institui programa de combate e controle da Cigarrinha

O deputado federal Celso Maldaner protocolou nesta terça-feira (25), na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei nº 1943/2021 que institui o programa de combate e controle da cigarrinha do milho (Dalbulus maidis) em todo o território nacional.

O parlamentar explica que o milho é um insumo essencial na produção agrícola e que os produtores tem sofrido com esse bichinho. “Me preocupo com os produtores rurais que produzem milho para venda, me preocupo com os pequenos produtores da bovinocultura de leite que dependem desse milho para alimentar seu gado leiteiro”, por exemplo.

Para Maldaner, é preciso criar ações governamentais para reduzir esses danos agrícolas, pois tal insumo tem importância social e econômica estratégica para o país, e sua regularidade e abundância garantem a competitividade do agronegócio.

Em parceria com a Embrapa e com o Ministério da Agricultura, o objetivo é ter incentivo à pesquisa de novas tecnologias para o combate da praga, disponibilização de crédito para se adquirir tais mecanismos de combate e medidas sanitárias para controlar a sua infestação.

Dalbulus maidis: Doenças denominadas “enfezamentos”, causadas pelos molicutes1 , que são patógenos transmitidos por um inseto vetor conhecido como cigarrinha do milho.

 

Compartilhe com amigos

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Newsletter

Newsletter

Vídeos