Por uma verdadeira democracia

Há anos uma crise de representatividade vem minando a confiança dos brasileiros em nossa ainda jovem democracia. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos em 2017 mostrou que 94% dos brasileiros não se sentem representados pelos políticos.

Em outra pesquisa, realizada pelo Datafolha em 2019, 65% dos entrevistados afirmaram não ter um partido político com que se identifiquem. E aqui no Sul do Brasil é ainda mais grave: 71% declararam não ter partido de preferência.

Em 2020, o Pew Research Center realizou estudos em 27 países sobre a satisfação dos cidadãos com a democracia e, no Brasil, 83% das pessoas se declararam insatisfeitas. Esses são apenas alguns números alarmantes que revelam que a população não se sente representada por quem elegeu e por quem está no poder.

A democracia brasileira precisa de uma reforma profunda. E acredito que essa reforma começa pelos partidos políticos. Hoje os eleitores não têm chance de escolher quais serão os candidatos dos partidos.

Nem mesmo os cidadãos que são filiados aos partidos podem escolher os candidatos, porque os partidos no Brasil têm donos. São aqueles poucos indivíduos que decidem toda a vida partidária em seus pequenos grupos e em reuniões a portas fechadas.

Por isso defendemos uma boa política, verdadeiramente democrática, onde os partidos não tenham donos. O dono da democracia é o povo. Do mesmo modo, os donos dos partidos são todos os filiados, não as “elites” políticas. Porque quem faz os partidos são as bases partidárias, que genuinamente representam as diferentes visões que existem na sociedade.

Aqui no MDB de Santa Catarina, estamos colocando em prática esta visão: pela primeira vez nossos 187 mil filiados poderão participar da decisão de quem será o candidato do partido. Como presidente do partido, trabalhei muito para que isso se tornasse uma realidade. E tenho orgulho que essa coragem do MDB SC seja um exemplo para todo o País.

Defendemos as prévias porque queremos uma verdadeira democracia partidária. Tenho certeza de que isso vai nos ajudar a tornar a política melhor e mais representativa, capaz de trazer resultados que realmente atendam os anseios da população e gerem mais desenvolvimento para Santa Catarina e para o Brasil.

Celso Maldaner
Presidente do MDB Santa Catarina e deputado federal

Compartilhe com amigos

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Newsletter

Newsletter

Vídeos