Sanidade animal: uma marca registrada de Santa Catarina

Os produtores rurais de Santa Catarina estão focados em fazer da sanidade animal a marca registrada do estado e um grande diferencial na busca e manutenção de mercados internacionais, conquistando mais um título: a menor prevalência de brucelose animal do Brasil.

O último levantamento feito pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) constatou que 0,9% do rebanho catarinense têm brucelose e 0,5% do rebanho têm tuberculose. Estes índices fazem de Santa Catarina o estado brasileiro que está mais perto de erradicar essas doenças.

De acordo com o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal do Ministério da Agricultura – MAPA, os estados podem ser classificados de A até E de acordo com a prevalência das doenças. Santa Catarina é o único estado brasileiro com classificação A para brucelose e, junto com outros quatro estados, também obteve nota máxima para tuberculose. A classificação demonstra a excelência da bovinocultura e a qualidade da produção agropecuária catarinense.

O deputado federal Celso Maldaner, relator da Subcomissão Permanente do Leite da Câmara dos Deputados comemora o prêmio, destacando o importante trabalho que os municípios também fazem para contribuir com os produtores e com estes índices, como por exemplo de certificação, citando um programa que é permanente na sua cidade – Maravilha: “aqui, o produtor paga uma parte e o município a outra, sendo R$ 15,00 por exame realizado. Quando constada a doença, o auxílio é de 10% do salário mínimo por animal sacrificado, limitado a um salário pelo período de dois meses”, explica.

Santa Catarina contabiliza mais de mil propriedades rurais certificadas como livres de brucelose e tuberculose. Para o deputado, isso dá credibilidade e competitividade ao produto catarinense.

Compartilhe com amigos

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Newsletter

Newsletter

Vídeos