Viva a República!

Hoje é dia de comemorar a Proclamação da República, mas também de lembrar que ainda temos muito a fazer para que sejamos um país verdadeiramente republicano. Res Publica, em latim, significa “coisa pública” e se refere a um governo do povo, baseado na lei e que busca o bem comum. O bom funcionamento da República depende da moral dos cidadãos e do império da lei.

A República precisa de cidadãos republicanos. E ser republicano é colocar o bem comum acima dos seus próprios interesses particulares. É ter vontade de servir ao país e vê-lo brilhar, e não apenas na Copa do Mundo, mas todos os dias. A saúde da República começa na moral do povo, por isso devemos ensinar os valores corretos aos nossos filhos e netos, que serão futuros cidadãos republicanos.

Além disso, na República, a lei deve ser igual para todos, sem distinguir os de baixo e os de cima. Quando os ricos e poderosos conseguem privilégios diante da lei e impunidade, a República está condenada, pois logo se tornarão cupins a saquear a Coisa Pública para atender seus interesses particulares. Aí corrupção se instala e vira um sistema. Começa a faltar dinheiro para a saúde, para a educação, para a previdência social, para infraestrutura, enfim, o futuro do país é condenado.

Não basta comemorarmos a Proclamação da República, temos que lutar para construir um país verdadeiramente republicano. Temos que defender todos os dias os valores republicanos e contribuir para fortalecer a luta contra a corrupção, apoiando as instituições de controle, aprovando a prisão após condenação em segunda instância e acabando com o absurdo foro privilegiado no país. Aí sim virá o progresso com justiça e poderemos enfim levantar a voz com orgulho e dizer: Viva a República!

Por Celso Maldaner
Deputado federal – MDB/SC

Compartilhe com amigos

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Newsletter

Newsletter

Vídeos